Linha PEAK.
Spotlight 10
HEADLIGHTS │ Lançamentos e Conceitos
Lúdica, leve, contemporânea. Light Light: nasce uma marca.
É com muita alegria que os Mafras (da Iluminar) comunicam o lançamento de uma nova marca: Light Light.
A novidade chega ao mercado trazendo uma coleção inédita de luminárias decorativas criadas por designers, gestores e artesãos experientes, com anos luz de paixão pela iluminação: Alessandro Peres, Ana Paula de Moraes, Ari Coelho, Edivaldo dos Reis e Ronaldo Mafra. Com suas formas geométricas, nuances de elegância e ares de raridade, Light Light se desdobra em possibilidades.
Inicialmente, PEAK, LOG, TAG, EQUILIBRE, ICE, GUACHE, BOWL, cada coleção uma com suas peculiaridades, todas em sintonia com o conceito de simplicidade – verdadeira sofisticação. O acabamento das peças é primoroso, lapidado em texturas delicadas. A Luz é confortável e eficiente, pronta para toda funcionalidade.
Light Light está disponível nas melhores lojas de iluminação do Brasil ou pelo e-commerce em lightlight.com.br
Light na pureza dos detalhes.
Light na leveza da luz.
Assim é Light Light:
uma homenagem à arquitetura.
Linha BOWL.
Linha EQUILIBRE.
Linha GUACHE.
Linha ICE.
Linha LOG.
Linha TAG.
– EM FOCO –
Experimentar o novo
A busca por novas experiências atrai os humanos desde sempre. Ainda bem. Não fosse o desejo pelo novo nossa civilização não chegaria cada vez mais longe. Estudos neurológicos demonstram que quando estamos diante algo novo, o nosso cérebro libera mais dopamina , que é a substância que traz a sensação de prazer.
STARS, de Cosimo Scotucci. Imagem: Designboom
Assim, sempre que estamos diante de uma novidade, o nosso cérebro cria, automaticamente, um sistema de recompensa, que nos faz buscar mais novidade, para ter outra vez essa sensação tão boa. No universo dos negócios, o novo também é uma busca constante.
Nenhuma marca que ficar “velha”, ultrapassada ou ser deixada de lado. E haja informação para lidar com tanta competição em um mercado em que melhorar, reciclar, evoluir é mais que um desejo, sinônimo de sobrevivência.
E se o novo sempre vem, estamos aqui para reverenciá-lo, trazendo nesta edição da Spotlight alguns lançamentos e novidades que acreditamos dignos de nota.
Grandes lançamentos assinados por Zaha Hadid Architects
1.Cidade ciber-urbana no metaverso
Com a ascensão do metaverso e para garantir que os arquitetos ( e não os designers gráficos) sejam os responsáveis por projetar nesses locais ficos, ZHA criou The Liberland Metaverse.
The Liberland Metaverse é uma criação libertária em que os moradores podem comprar lotes vazios centrados em um núcleo urbano e acessá-los como avatares. A comunidade apresenta distritos hiper-realistas que incentivam o autogoverno. E também zonas onde a ausência de planejamento urbano permite uma ordem espontânea por meio de um processo de descoberta livre.
Segundo Patrick Schumacher, diretor da ZHA, duas inovações poderosas estão se unindo no metaverso : a internet imersiva, que permite um novo nível de espontaneidade nas interações sociais, e a internet de valor, que permite uma colaboração econômica verdadeiramente global e sem fronteiras.
The LiberlandMetaverse, de Zaha Hadid Architects – ZHA. Imagens: Mytaverse
2.Galeria virtual explora arquitetura, NFT e metaverso
Para explorar a arquitetura e a interação social no metaverso, ZHA criou a “NFTism” – uma galeria de arte virtual na Art Basel Miami.
A galeria apresenta uma série de possibilidades, entre elas: espaços de exploração da experiência do usuário, interação social e composições combinadoas com MMO (jogo multijogador massivo online) e ainda serviços tecnológicos de interação.
A arquitetura virtual da galeria é alimentada por tecnologias de design paramétrico testadas em campo para trazer novas experiências para um amplo público online. É tudo tão novo e tecnológico que pode até parecer que estamos falando grego. Mas não, isso significa estar à frente do seu tempo – bem típico de ZHA.
NFTism, galeria vurtual projetada por Zaha Hadid Architects – ZHA. Imagem: JOURNEE
3. Projeto de edifício em forma de duna nos Emirados Árabes
A nova sede sinuosa da empresa de gestão ambiental Beeah Group em Sharjah nos Emirados Árabes Unidos foi inspirada nas belas dunas ondulantes do deserto.
O empreendimento é alimentado por um painel solar e atende aos padrões LEED Platinum – a mais alta certificação concedida pelo programa de certificação de edifícios verdes.
Espaços internos são posicionados de forma a garantir ampla luz natural e vistas externas sem exigir extensões de vidro.
A iluminação e temperatura funcionam por meio de um sistema inteligente de gerenciamento, incorporado para se ajustarem automaticamente de acordo com a ocupação e da hora do dia. Sensacional!
Beeah Group, projeto Zaha Hadid Architects – ZHA. Imagem: Hufton+Crow/CASACOR
– NEON | Palavras que Brilham –
“ Chuva no lago
cada gota
um lago novo”.
Alice Ruiz
– ILUMINURAS │ Dicas. Achados. Insights –
Novos formatos de construção
O estúdio Vo Trong Nghia Architects assina um belíssimo edifício no Vietnã feito 100% de bambu. A estrutura, composta por 42 mil peças de bambu, incorpora a cultura vietnamita e cria uma atmosfera acolhedora, porta de entrada para um resort na ilha de Phu Quoc.
O uso do bambu faz com que os espaços interiores pareçam abertos e transparentes.
A estrutura de grade permite que a luz penetre nos ambientes de forma quase poética.
Claraboias incorporadas ao telhado de palha também contribuem para essa entrada de luz aconteça de forma natural durante o dia, criando um efeito mágico.
Segundo o estúdio, a luz entra lindamente e, juntamente com a cor natural do bambu, cria uma atmosfera acolhedora e íntima, acrescentou o estúdio.
Imagens: Hiroyuki Oki/CASACOR
Novas formas de atrair
Balenciaga causou furor ao envolver o interior de sua loja em Londres com pêlo falso rosa brilhante. O evento foi criado para celebrar sua popular bolsa Le Cagole, gíria francesa que se refere a uma “atitude exagerada”.
Exagerada é pouco. A grife retirou os acessórios, coleções de prêt-à-porter e estantes permanentes da loja e encapou tudo, de forma singular, com pêlos cor-de-rosa. A soft pop-up store viajará por outras dez lojas ao redor do mundo até 15 de julho. Dá ou não dá vontade de ver de perto?
Fachada Balenciaga. Imagem: Dezeen
– LUZES DAS CIDADES –
Inglaterra – Machine Memoirs: Space
Se você está de viagem marcada para Londres vai uma dica: Machine Memoirs: Space, uma experiência de 360 graus, futurista e inspiradora que captura a beleza e o espetáculo do espaço em ondas de cor e luz. Uma exibição e tanto que é um belo programa para toda a família.
A exposição usa inteligência artificial para reimaginar dois milhões de imagens tiradas por satélites e telescópios, resultado de uma colaboração de longo prazo com a NASA. Uma experiência que transporta os visitantes do centro de Coventry para as regiões mais profundas do espaço sideral. Memorável.
De 1 Jun 2022 a 4 Set 2022. The Reel Store, Telegraph Hotel, Upper Well Street, Coventry Cv1 – London
Machine Memoirs: Space. Imagem: coventry2021
São Paulo – Exposição de Tim Burton
Uma imersão profunda na obra de Tim Burton. Assim é ”Beleza Sombria dos Monstros” composta por 14 salas (como as 14 partes do livro) que contam com temáticas, expografia, cenografia e tecnologias distintas
Para criar a atmosfera lúdica, foram utilizados recursos audiovisuais diversos, passando por projeções em tecido, teatro de sombras, espelho mágico, realidade virtual (VR), cinema 3D, entre outros.
De 08 de maio a 14 de agosto de 2022 / de terça a domingo, das 9h às 21h
Oca do Parque Ibirapuera
Ingressos: ingressorapido.com.br
O Mundo de Tim Burton. Imagem: Letícia Godoy/MIS/Divulgação
Veneza
Já está acontecendo a 59º Exposição Internacional de Arte, com curadoria de Cecilia Alemani intitulada The Milk of Dreams. A Exposição que leva o nome de um livro de Leonora Carrington, nos transporta a viagem imaginária pelas metamorfoses do corpo e definições de humanidade.
Linda, peculiar, imperdível. De 23 de abril a 27 de novembro de 2022, no Giardini, no Arsenale e em vários locais ao redor de Veneza.
The Milk od Dreams.Imagem: Designboom
SPOTLIGHT
Direção de criação e conteúdo :: Claudia Travessoni
Curadoria :: Nicole Stéffane
Direção de arte :: Gustavo Mafra e Natalia Cruz